domingo, 11 de novembro de 2012

Mês de novembro: convite à santidade


Queridos irmãos e irmãs,
Fonte: internet.

o mês de novembro é um mês muito especial, pois ele já se inicia com duas grandes celebrações muito importantes para o povo de Deus. No dia 1º celebramos a Solenidade de Todos os Santos e no dia 2 celebramos o Dia dos Fiéis Defuntos, ou como é mais conhecido, Dia de Finados.

Quando pensamos nos Santos que somos devotos, provavelmente a primeira ideia que temos é a do milagre que podemos receber quando rezamos para eles. Todavia, nós não podemos esquecer que os Santos nada mais são que adolescentes, jovens, homens casados, mães de família, operários, empregados, patrões, sacerdotes, pobres mendigos, profissionais, militares ou religiosos que viveram e ainda vivem em nosso meio e que, mais que milagre, eles nos dão a certeza de que o Céu é possível. Os Santos são um sinal do que o Espírito Santo pode fazer num ser humano que se decide a viver o Evangelho e cujas vidas acabaram virando proposta para nós!

No dia de Todos os Santos a Mãe Igreja faz este apelo a todos nós, seus filhos: "Todos os fiéis cristãos, de qualquer estado ou ordem, são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade. Todos são chamados à santidade: 'Deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito' "(Mt 5,48) (CIC 2013).
Da mesma forma que no Dia de Todos os Santos somos motivados à Santidade, no Dia dos Fiéis Defuntos somos também convidados a rezarmos e recordarmos os nossos amados irmãos falecidos que continuam o caminho rumo a este bom propósito.

O Dia de Finados não é dia de tristezas e lamúrias, mas sim de transformar nossas saudades, e até as lágrimas, em forças de intercessão pelos fiéis que estão no Purgatório e contam com nossas orações, principalmente aquelas almas das quais ninguém se lembra e pelas quais ninguém reza.

A alma que morreu na graça e na amizade de Deus, porém necessitando de purificação, assemelha-se a um aventureiro caminhando num deserto sob um sol escaldante, onde o calor é sufocante, com pouca água; porém enxerga para além do deserto, a montanha onde se encontra o tesouro, a montanha onde sopram brisas frescas e onde poderá descansar eternamente; ou seja, "o Céu não tem portas", mas sim uma providencial “ante-sala” (Santa Catarina de Gênova).

O caminho da santidade é um caminho longo e árduo, porém simples. Nós precisamos somente a determinação diária do querer assemelhar-se ao Cristo em cada pequeno gesto. Desta maneira, através dos nossos gestos e orações, a nossa vida vai aos poucos se santificando e mais do que isso, também vai tornando santas as vidas daqueles que vivem em nosso meio.


Pe. Costante Gualdi - Pároco

Nenhum comentário:

Postar um comentário