sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Vocação: um chamado de Deus


Queridos irmãos e irmãs, é com muita alegria que iniciamos o mês de Agosto, o qual é dedicado especialmente às Orações pelas Vocações. Neste mês somos convocados pela Igreja no Brasil a intensificarmos nossas orações e atividades em favor de todas as vocações.

Foto tirada da internet.
Quando falamos em vocação, logo pensamos naquela dos ministros ordenados, todavia, durante todo o mês, a cada semana destacaremos uma vocação específica, para não esquecermo-nos do papel importante que cabe a cada um de nós, sem exceção, na construção de nossa comunidade e do Reino de Deus.

Assim, na primeira semana rezaremos de maneira especial pelas Vocações Sacerdotais, inspirados principalmente pelas festas de São João Maria Vianney no dia 4 de agosto, e a de São Lourenço no dia 10.

A segunda semana é dedicada à Vocação ao Matrimônio, já tradicionalmente celebramos nesta ocasião a Semana Nacional das Famílias. A nossa paróquia neste ano quer celebrar com destaque a missa da família no dia 12 às 19h00 min. e o Terço das Famílias dia 15 às 18h45min. com a participação de todas as famílias de nossa Comunidade Paroquial. A Pastoral Familiar quer também visitar todas as turmas da Catequese para sensibilizar as nossas crianças, adolescentes e jovens sobre a importância e o valor da Família cristã, pequena Igreja Doméstica.

Na terceira semana refletiremos sobre as Vocações Religiosas e Missionárias. Será uma semana especial para agradecermos a presença da Congregação de Jesus Sacerdote no Rosário, como também rogarmos a Deus por mais santas e frutuosas vocações dedicadas à Santificação Sacerdotal através do carisma de Pe. Mário Venturini.

Por fim, na última semana dedicaremos atenção especial à Vocação dos Leigos, recordando de forma especial os Catequistas, os Agregados da nossa Congregação e também os vários outros papeis do leigo no mundo.

Vocação é chamado e resposta. É uma semente divina ligada a um sim humano. O mês vocacional, portanto, quer nos chamar à reflexão para a importância da nossa vocação, descobrindo nosso papel e nosso compromisso dentro da Igreja e da sociedade. Que a celebração do mês vocacional nos traga as bênçãos do Pai para vivermos a nossa vocação sacerdotal, diaconal, religiosa ou leiga e seja um momento importante para nos perguntar: Qual é a minha vocação? Será que estou levando a sério o chamado que Deus me fez? Todas elas levam à perfeição da caridade, que é a essência da vocação universal à santidade.

Que Nossa Senhora do Rosário abençoe todas as nossas Famílias e todos os que assumem com responsabilidade e carinho a sua vocação a serviço da nossa Comunidade Paroquial.


Pe. Costante Gualdi - Pároco

Nenhum comentário:

Postar um comentário