quarta-feira, 10 de abril de 2013

Queridos paroquianos, 

Tendo o seu início na Quarta-Feira de Cinzas, a Quaresma quase se passou e já estamos nos aproximando da semana mais importante da vida da Igreja: A Semana Santa. É nesta semana tão especial que damos início as celebrações dos mistérios realizados pelo Senhor Jesus nos últimos dias da sua vida, começando por sua entrada messiânica em Jerusalém e culminando na sua Ressurreição no Domingo de Páscoa. 

O Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa com a lembrança das Palmas e da Paixão, da entrada de Jesus em Jerusalém e a liturgia da palavra que evoca a Paixão do Senhor no Evangelho de São Lucas. Por um momento as pessoas reviveram a esperança de ter já consigo, de forma aberta e sem rodeios aquele que vinha em nome do Senhor. Entretanto, através das palavras de Jesus: "Pai, em tuas mãos eu entrego o meu Espírito", nos é anunciado que para a vida nova seria necessário primeiro a dor do calvário. 

Fonte: internet.
Na Quinta-Feira Santa, a Missa Vespertina da Ceia do Senhor é a grande introdução ao santo Tríduo Pascal. A liturgia deste dia é um convite a nos aprofundarmos concretamente no mistério da Paixão de Cristo e do Serviço. Jesus, antes de ser entregue, se doa como alimento a humanidade. Da mesma forma, Jesus ao lavar os pés dos discípulos nos deixa o grande exemplo de que Ele vem como servidor e nós, seus seguidores, devemos repetir o seu gesto de serviço e doação ao próximo. Nesta Ceia, o Senhor Jesus celebra sua morte como anúncio profético e oferecimento antecipado e real da sua morte antes da Paixão. Por isso "quando comemos deste pão e bebemos deste cálice, proclamamos a morte do Senhor até que ele volte" (1Cor 11, 26).
A tarde da Sexta-feira Santa apresenta o drama imenso da morte de Cristo no Calvário por cada um de nós. A cruz erguida sobre o mundo segue de pé como sinal de salvação e de esperança da humanidade. Com a Paixão de Jesus segundo o Evangelho de João contemplamos o mistério do Crucificado, com o coração do discípulo Amado, da Mãe, do soldado que lhe traspassou o lado. Neste dia nós também somos convidados a estarmos aos pés da Cruz em adoração, contemplando aquele que se doou até a última gota de sangue para que nós pudéssemos ter vida em abundância.
A Celebração Eucarística da Vigília Pascal é a mais importante de todo o ano e é marcada pela benção do Fogo Novo, que é o próprio Cristo que ilumina e aquece a Igreja, pela Palavra de Deus, através das nove leituras proclamadas e também pela Renovação do Batismo, através da qual todos nós somos chamados a renovar a nossa filiação divina e o sim que um dia demos ao Senhor. Deus "ilumina esta noite santa com a glória da ressurreição do Senhor". Nesta noite, com mais razão que em nenhum outro momento, a Igreja louva a Deus porque "Cristo, nossa Páscoa, foi imolado". Porém a Páscoa de Cristo é também a nossa Páscoa: "na morte de Cristo nossa morte foi vencida e em sua ressurreição ressuscitamos todos".
Páscoa é vitória! É a feliz conclusão do drama da Paixão e a alegria imensa depois da dor. É o acontecimento mais importante da humanidade: a redenção e libertação do pecado da humanidade pelo Filho de Deus que vence a morte e nos garante assim a Vida Eterna.
De maneira especial, neste tempo em preparação a Páscoa do Senhor, somos convidados a rezar pela Santa Igreja e de maneira especial pelos Cardeais que estão prestes a escolherem o novo Papa. Que o Santo Espírito os ilumine e que o Novo Sucessor de São Pedro possa trazer as respostas que o mundo tanto precisa e também nos guiar na construção do Reino de Deus. 
Pe. Costante Gualdi

Nenhum comentário:

Postar um comentário