domingo, 16 de dezembro de 2012

Advento, tempo de espera

Fonte: internet.

Queridos irmãos e irmãs é com muita alegria que iniciamos o mês de dezembro e com ele o Novo Ano Litúrgico “C”, marcado pelo Evangelho de São Lucas.

Nós vivemos o mês de dezembro de maneira especial, pois no dia 25 celebraremos a grande Solenidade do Natal. Para esta ocasião a Igreja nos convida antes para celebrarmos o Advento em preparação ao nascimento de Jesus.

Como já sabemos, o Advento é o primeiro “Tempo” que celebramos no Ano Litúrgico. A palavra "advento" significa "que está para vir". O tempo do Advento é para toda a Igreja, momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã. É tempo de espera e esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor.

O tempo do Advento é tempo de esperança porque Cristo é a nossa esperança (1Tm 1,1); esperança na renovação de todas as coisas, na libertação das nossas misérias, pecados, fraquezas, na vida eterna, esperança que nos forma na paciência diante das dificuldades e tribulações da vida, diante das perseguições, etc.

O Advento também é tempo propício à conversão. Sem um retorno de todo o ser a Cristo não há como viver a alegria e a esperança na expectativa da Sua vinda. É necessário que "preparemos o caminho do Senhor" nas nossas próprias vidas, "lutando até o sangue" contra o pecado, através de uma maior disposição para a oração e mergulho na Palavra.

No Advento, precisamos nos questionar e aprofundar a vivência da pobreza. Não pobreza econômica, mas principalmente aquela que leva a confiar, se abandonar e depender inteiramente de Deus (e não dos bens terrenos), que tem n'Ele a única riqueza, a única esperança e que conduz à verdadeira humildade, mansidão e posse do Reino.

O Advento deve ser celebrado com sobriedade e com discreta alegria. Não se canta o Glória, para que na festa do Natal, nos unamos aos anjos e entoemos este hino como algo novo, dando glória a Deus pela salvação que realiza no meio de nós. Da mesma forma, durante os domingos do Advento acendemos a coroa do Advento com as quatro velas representando cada domingo.

A preparação do Natal, portanto, não se resume em compras e presentes. Da mesma forma, a Ceia de Natal com a família deve ser regada pela espiritualidade e não somente pelo peru e comidas típicas. Este deve ser o momento para ensinarmos aos mais jovens e também para os parentes que não são “tão católicos” o verdadeiro motivo das celebrações natalinas. Motive a oração antes da Ceia! Convide os familiares para a Missa! Decore sua casa com os símbolos cristãos!

Que o Papai Noel não roube o lugar do Menino Deus que quer habitar em nossos corações. É pelo Cristo que devemos esperar, de maneira especial as crianças.

Que o Advento nos ajude a mergulhar no mistério da encarnação e a nos preparar melhor para recebermos o Menino Jesus na noite de Natal. Que assim como ele nasceu na gruta de Belém, também possa nascer em nossas casas e famílias.

Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário