sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Outubro, mês da padroeira

Queridos irmãos e irmãs,

é com muita alegria que iniciamos o mês de Outubro que está repleto de sinais e acontecimentos importantes para a nossa vida de Igreja e para a edificação do Reino de Deus.
Arquivo pessoal.

Conhecido como “Mês Missionário”, o mês de Outubro traz as figuras de Santa Terezinha e São Francisco Xavier, que levaram ao mais distante a Boa Nova de Jesus e testemunharam que ser missionário não é apenas sair pelo mundo falando de Deus, mas é um compromisso de toda a comunidade que vive e transmite a sua fé. “Nenhuma comunidade cristã é fiel à sua vocação se não é missionária”.

Não é a toa que Santa Terezinha foi declarada padroeira das missões sem jamais transpor as grades de seu convento e, partindo deste mundo aos vinte quatro anos, podia prometer que dos céus enviaria uma chuva de rosas sobre a terra. São Francisco Xavier, igualmente ensinava: "Ao irem pelo mundo, não discutam, nem porfiem com palavras, nem façam juízo de outrem, mas sejam mansos, pacíficos, modestos, afáveis e humildes, tratando a todos honestamente, como convém”.

Este mês de Outubro também é especial, pois celebramos no último dia 7 a Festa de Nossa Senhora do Rosário, padroeira de nossa Paróquia. Após o Tríduo de preparação com a oração do Santo Terço e Missa, neste domingo às 19h celebramos a Solene Liturgia com a Procissão e Coroação da Imagem de Nossa Senhora do Rosário. Esta Solenidade dá ao mês de Outubro também o nome de Mês do Rosário. Através da oração do Santo Terço, contemplamos os mistérios de Cristo através das súplicas insistentes ao Coração de Maria.

Da mesma maneira, também no dia 7 deste mês foi dada abertura ao Sínodo da Nova Evangelização, no qual o Papa Bento XVI juntamente com os bispos de todo o mundo discutirão novas propostas e caminhos de evangelização em países tradicionalmente cristãos, onde os fiéis se distanciaram das igrejas. Durante o Sínodo, no dia 11 de Outubro, o Concílio Vaticano II celebrou seu aniversário de 50 anos e esta ocasião marcou também o início do "Ano da Fé".

Finalmente no dia 12 de Outubro celebramos a Festa de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Esta foi uma oportunidade para agradecer todas as bênçãos que por sua intercessão temos recebido.

Que a Virgem Maria de Aparecida, Estrela da Evangelização, nos acompanhe e nos guie na celebração do mês Missionário e nos ensine, também mediante a recitação do Santo Rosário nas nossas famílias, a contemplar a beleza do rosto de Cristo e a experimentar a profundidade de seu amor.

Pe. Costante Gualdi - Pároco

Nenhum comentário:

Postar um comentário